Atlas Lipicast

Cirurgia a busca do Eldorado

January 3, 2021

Eldorado. Toque de Midas. O pote de ouro no fim do arco-íris. São todas estas alusões ao ouro como um objectivo luminoso, desejável e ambicionado que movem o imaginário subconsciente dos seres humanos. Quando nos encontramos em situações difíceis de gerir emocionalmente, a nossa raíz iluminista nos impele a buscar a "luz-ao-fundo-do-túnel".  As cirurgias, pela sua característica transformadora, são muitas vezes sonhadas como um momento mágico para solucionar uma mudança nos planos, que se revelou com o diagnóstico de uma fenda ou fissura lábio palatina. 

"Na verdade os pais esperam um resgate. Eles querem que seus filhos não sejam diferentes dos outros!"

É assim que a Drª Telma define a busca do Eldorado que muitos pais procuram na cirurgia. Mas ao longo da conversa com o tio Rowney, podemos perceber que a cirurgia é uma parte de um enorme PUZZLE que retrata a maratona de tratamentos que leva à reabilitação de um fissurado. 

São etapas importantes e que podem ser determinantes. Mas se a cirurgia tem o condão de restituir formas, será pelo trabalho funcional que estas formas serão colocadas em trabalho e terão a possibilidade de realizar as suas funções. Desde a amamentação, à fala, muito trabalho é realizado por toda a malha profissional. 

Mas é impossível ficar-se indiferente a um elemento comum que encontramos em todas as pessoas que se dedicam a este trabalho. Esse elemento é o SENTIMENTO. A forma como todas as pessoas ligadas às diversas equipas, falam com amor à causa. A maneira emotiva e motivadora com que de dedicam aos pequenos e grandes heróis. Este sentimento é transformador. 

Ouvir esse episódio, vai deixar uma vontade enorme de seguir pelos outros capítulos deste Atlas Lipicast. 

Participa e deixa o teu comentário! Subscreve e marca as notificações. 

Não podes perder nenhum episódio. 

Bem haja por estares connosco nesta viagem. 

Play this podcast on Podbean App