Atlas Lipicast

O Palato e a Fala - uma história inseparável

May 2, 2021

O palato é aquilo que na linguagem popular, recebe o nome de "céu-da-boca". Um nome figurativo e até lúdico, pois que esta estrutura com sua forma de abóbada, separa duas cavidades cranianas com funções diversas, mas que envolvem-se em trabalhos comuns. A boca e o Nariz.

Numa visão metafórica de uma casa associada à cabeça, a boca seria o andar térreo, o nariz seria o primeiro piso, os olhos a varanda da cobertura, o cérebro o sótão e, a garganta a cave.  

Em Portugal, até há uma expressão para quando alguém está muito preocupado, que se diz ter "macaquinhos no sótão"! 

Mas o palato na verdade é uma estrutura complexa e nada inerte. Está dividido em duas partes, uma mais anterior e rígida além de imóvel; outra, mais posterior e constituída por um grupo de músculos que a fazem trabalhar de forma síncrona e integrada nos processos de respiração, mastigação e deglutição, além claro, da fala! 

É o palato posterior, chamado de "palato mole" que funciona como um portão ou uma comporta, que direcciona o fluxo de ar da fala, para cada uma das cavidades (boca e nariz), ou para ambas em simultâneo. Esse movimento é essencial na obtenção de fonemas (sons que compõem a fala), tornando-os orais, nasais ou oronasais.

Neste episódio, as nossas convidadas e o tio Rowney esclarecem diversos pontos que são essenciais para que todos possam entender a fala. De forma a que todos possam entender quando fala um fissurado. E para que todos os fissurados entendam a importância do seu próprio empenho na obtenção de uma fala inteligível. 

É o episódio para ficar a saber como são importantes os co-protagonistas da fala!  

Podbean App

Play this podcast on Podbean App